Cine Debate discute governança da Baía de Guanabara com representantes da Prefeitura de Niterói e diversos setores 

No dia 6 de junho, foi realizado mais um Cine Debate com exibição da série documental Espelhos da Baía, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro de Niterói (SEDEN). O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Niterói e reuniu 30 participantes entre representantes do poder público, lideranças comunitárias, setor marítimo, instituições ambientais e estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

A mesa de abertura contou com falas de Monica Brito (TotalEnergies), Fabiano Gonçalves (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói), Comandante de Mar e Guerra Luiz Calixto (Capitania dos Portos do RJ), Axel Grael (ex-prefeito de Niterói) e Luciano Paez (Subsecretário do Clima, Defesa Civil e Resiliência). A atividade teve início com a exibição do episódio 3 da série documental Espelhos da Baía, que aborda os desafios da governança e da gestão compartilhada da Baía de Guanabara, destacando os múltiplos interesses presentes nesse território. 

Após a exibição, os participantes se dividiram em três grupos temáticos — setor público, indústria naval e pesca — para refletir sobre os caminhos possíveis para uma gestão mais integrada e participativa da Baía. A dinâmica buscou promover o diálogo entre diferentes atores e fomentar uma escuta ativa sobre conflitos, demandas e perspectivas para a governança desse território. 

O Cine Debate integra as ações do Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara, uma iniciativa da TotalEnergies Brasil no contexto do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA. 

A série documental Espelhos da Baía está disponível em: https://pearedesdabaia.com.br/serie-documental-espelhos-baia/ 

Anterior Cine Debate com a Barcas Rio discute os múltiplos usos da Baía de Guanabara 

Comente

Empresa Executora
Empresa Operadora
Órgão Regulamentador

A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DA BAÍA DE GUANABARA É UMA
MEDIDA DE MITIGAÇÃO EXIGIDA PELO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL, CONDUZIDO PELO IBAMA