Espelhos da Baía

“Espelhos da Baía” é uma série documental que emerge como uma exploração meticulosa e visualmente rica da Baía de Guanabara. Através de uma narrativa inspiradora, a série desdobra os múltiplos olhares dos usuários da baía – de pescadores artesanais a cientistas e ativistas ambientais – oferecendo uma análise crítica sobre os desafios enfrentados pela gestão compartilhada deste ecossistema frente às pressões industriais e urbanas. Ao contextualizar o tráfego de embarcações de apoio à indústria petrolífera em contraponto à riqueza biológica e à importância cultural da baía, “Espelhos da Baía” se estabelece como um recurso valioso para o debate sobre a gestão ambiental, convidando à uma reflexão essencial sobre necessidade de diálogo a respeito da gestão desse território.

Episódios

Episódio 1: A Memória e a História do Tráfego de Embarcações na Baía de Guanabara

O primeiro episódio da série Espelhos da Baía fala das transformações da Baía de Guanabara a partir dos anos 1970. Por meio da memória e da vivência de diferentes personagens, apresenta as mudanças na ocupação e usos relacionados ao aumento do tráfego de embarcações no espelho d’água. Duração: 16’46.

Episódio 2: Um Dia na Baía de Guanabara

Quem são os múltiplos usuários da Baía de Guanabara? O segundo episódio da série Espelhos da Baía apresenta os diferentes usos do espelho d’água acompanhando, no intervalo de um dia, alguns personagens que, por variadas razões e de distintas formas, trafegam em suas águas. Duração: 18’43.

Episódio 3: A Governança na Baía de Guanabara

No terceiro episódio da série Espelhos da Baía, colocamos lado a lado as ideias de instituições públicas e representantes da sociedade civil organizada, atuantes na Baía de Guanabara, para compreender o funcionamento da gestão ambiental e do tráfego de embarcações no estuário. Ao longo da narrativa, surgem os conflitos e consensos, que permitem refletir sobre o convívio e o compartilhamento desse espaço marítimo. Duração: 18’36.

Episódio 4: Pescadores e Pescadoras da Baía de Guanabara

No quarto vídeo da série Espelhos da Baía, vamos conhecer de perto famílias de pescadores artesanais de diferentes pontos da Baía de Guanabara, com destaque para o protagonismo feminino. Apresenta-se uma baía viva, que garante o sustento de muita gente e a manutenção de um modo de vida. Duração: 23’03.

Episódio 5: Organização e Políticas Públicas na Baía de Guanabara

A partir do caso da criação do conselho gestor da Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim, o quinto episódio da série Espelhos da Baía reflete sobre a importância de espaços de diálogo plurais, para discutir a respeito da gestão e uso compartilhado da Baía de Guanabara. Duração: 18’04.

Média: Espelhos da Baía de Guanabara

A Baía de Guanabara, possui diferentes vocações: pesca artesanal e industrial; esporte; turismo; lazer; uso industrial; espaço portuário e logístico e tráfego de apoio à indústria de petróleo e gás. O filme Espelhos da Baía de Guanabara reúne instituições públicas e sociedade civil para refletir sobre a gestão ambiental e do tráfego aquaviário no espelho d’água da baía, e apoiar a discussão sobre o uso compartilhado desse espaço. Duração: 40’32

A Série de Documentários ‘Espelhos da Baía’

Neste vídeo você vai conhecer com mais detalhes a Série de documentários que o PEA Redes da Baía de Guanabara está produzindo.

A realização do Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.

Apresentação PEA Redes da Baía de Guanabara

Vídeo de Apresentação institucional do PEA Redes da Baía de Guanabara.
A realização do Projeto de Educação Ambiental Redes da Baía de Guanabara é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA.

Empresa Executora
Empresa Operadora
Órgão Regulamentador

A REALIZAÇÃO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REDES DA BAÍA DE GUANABARA É UMA
MEDIDA DE MITIGAÇÃO EXIGIDA PELO LICENCIAMENTO AMBIENTAL FEDERAL, CONDIZUIDO PELO IBAMA